24/10/2012

Chega de melancolia... Sorria!!!

Eu amo ler! E numa dessas leituras encontrei algo bem legal pra dividir com vocês. Trata-se de um trecho do livro que eu recomendo pra todas as pessoas: "Inteligência Emocional (Por que ela pode ser mais importante que o QI?)". Ele ajuda a entender muito do comportamento humano. Copiei um trecho que fala sobre melancolia, que, segundo a Wikipédia, trata-se da falta de entusiasmo e predisposição para atividades em geral. Através de poucas palavras espero ajudar alguém com isto.

Segundo Diane Tice (pesquisadora da área da psicologia), um método mais construtivo para levantar o ânimo, é armar um pequeno triunfo ou sucesso fácil: enfrentar uma tarefa doméstica há muito adiada, ou cumprir outro dever de que é preciso se desincumbir. Pelo mesmo motivo, elevar a auto – imagem também é animador, mesmo que apenas sob a forma de se vestir bem ou maquiar-se.

...
Outro eficaz supressor da depressão é prestar ajuda a quem necessita. Como a depressão se nutre de ruminações e preocupações com o ego, ajudar aos outros nos tira dessas preocupações, na medida em que entramos em empatia com outras pessoas e seus próprios sofrimentos. Lançar-se no trabalho voluntário – treinar um timinho de várzea, realizar trabalhos filantrópicos, dar ajuda a populações carentes – aparecia como um dos mais poderosos modificadores de estado de espírito no estudo de Diane Trice. Mas também um dos mais raros.
Finalmente, pelo menos algumas pessoas saem da melancolia voltando-se para um poder transcendente. Diane disse:
- A prece, quando se é muito religioso, funciona para todos os estados de espírito, sobretudo a depressão.

Então eu completo com o pouco que sei:
Ame-se, ame aos outros (tudo isto com demonstrações) e ore, "Até que de riso se encha a tua boca, e os teus lábios de júbilo". (Jó 8:21)


Bj.  :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário