01/02/2012

Como alisar os cabelos sem usar formol?

Olá meninas!
Neste final de semana vi uma reportagem em um programa falando sobre o uso de formol em "escovas progressivas". Vou dizer a verdade: já fiz 2 vezes! A primeira foi em um salão caro daqui de Londrina. Eu não conseguia respirar e o pior é que tive que ir pra casa com aquele cheiro forte no meu cabelo o que me deu faringite, porque irritou demais o meu nariz, a faringe... nossa! Já na segunda vez que fiz foi muito mais tranqüilo: foi no salão da minha cunhada Sandra Guerra, lá no interior de São Paulo. Não queimou nada, tudo ficou bem. O processo durou umas 3 horas e eu saí de lá com um cheirinho de amarula nos meus cabelos. Graças a Deus! O que me impressionou na reportagem foi o fato de dizerem que não há alisamento na concentração liberada pela Anvisa (0,2% para o formol e 0,1% para o glutaraldeído). Nesta concentração, o produto atua somente como conservante e não será capaz de alisar o cabelo! Para que ocorra este processo a quantidade destes compostos químicos devem ser muito maiores que esta.
Então, como alisar os cabelos de forma segura?

Li em uma matéria na página da Anvisa: "Formol e Glutaraldeído como alisantes – Diga NÃO ao Uso Indevido". E explica: "Os produtos alisantes devem ser registrados na Anvisa. Existem substâncias ativas específicas com propriedades alisantes como ácido tioglicólico, hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, hidróxido de cálcio, hidróxido de lítio, hidróxido de guanidina permitidas pela legislação. Substâncias como formol e glutaraldeído NÃO são permitidos como alisantes. Por isso, antes de alisar os cabelos, verifique na própria embalagem se o produto a ser utilizado está registrado na Anvisa. Produtos que foram notificados possuem a inscrição “343/05” na embalagem e não podem ser indicados para alisamento capilar". Seu uso causa "irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, queda do cabelo, ardência e lacrimejamento dos olhos, falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz, devido ao contato direto com a pele ou com vapor. Várias exposições podem causar também boca amarga, dores de barriga, enjôos, vômitos, desmaios, feridas na boca, narina e olhos, e câncer nas vias aéreas superiores (nariz, faringe, laringe, traquéia e brônquios), podendo até levar a morte". (http://www.anvisa.gov.br/cosmeticos/alisantes/escova_progressiva.htm)

Então ficam as dicas: olhar o registro do produto, ir a um profissional de confiança, e vamos começar a achar mais bonito o cabelo que Deus nos deu! Por que não assumir os cachos? Tem tanto produto bom no mercado direcionado para este tipo de cabelo! Você pode fazer uma boa escova neles, prancha, touca (aquela em que a gente vai prendendo o cabelo em torno da própria cabeça, fazendo uso de grampos)para alisá-los, e fazer coques, rabos de cavalo, tranças, etc, para enfeitá-los.
Veja quantos cabelos lindos!

E aí? Gostaram?
Um bj. :)


Fontes: Muito Chic, Hercovitch, Acbelos Fortes, Esticabr, Mundo das Tribos, Tem Dicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário